quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outubro Rosa - Nos espaços do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção, pelo diagnóstico precoce. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.
O Museu Nacional do Mar também se “vestiu de rosa” nesse mês de outubro apoiando as Mulheres Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul que passaram uma tarde agradável no dia 05 de outubro no Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras.

O grupo foi recepcionado no hall onde ouviram uma fala sobre  o tema da 5ª ed. do Primavera de Museus "Mulheres, Museus e Memórias  instituído pelo IBRAM - Instituto Brasileiro  de Museus e Sistema Brasileiro de Museus, relacionada a cada mulher e a memória do  acervo do Museu,  pela Historiadora Ana Lúcia Coutinho - Diretora do Museu, que também monitorou a visita com as apresentações de Esquetes Teatrais (sete cenas de teatro em diferentes salas do Museu) pelas atrizes Rosane Bonaparte e Renata Vareschi. Ao final da visita, no Café do Museu, foram recepcionadas com músicas ao piano pela  professora Nancy Cristine Gomes Vieira e os alunos de piano do projeto "Música no Museu do Mar", declamações e leituras dramáticas com atrizes do museu.  Cada uma das homenageadas recebeu uma rosa cor de rosa, simbolo do movimento, do Museu. O evento finalizou com depoimentos, hino da Rede contado por todas e um coquetel.





Poesia e vida de Júlia da Costa

"Mar absoluto de Cecília Meireles"


Uma pequena homenagem do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras, a essas senhoras que tanto contribuem para esta nobre causa, a saúde das mulheres de São Francisco do Sul.

Cleonisse Schmitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário