quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Educação Museal - Esquetes Teatrais

As Esquetes Teatrais acontecem de terça a sábado das 10 às 16 horas, com agendamento e atende todas as idades, em grupo.

 
Rosane Bonaparte encena "A Lenda do Primeiro Contato do Homem com o Mar" e o surgimento da primeira embarcação, enaltecendo a cultura indígena e interagindo com os grupos na recepção do Museu.
 
A esquete "A Benzedeira" interpretada pela atriz Renata Vareschi na sala Rancho do Pescador é uma homenagem ao imaginário popular dos pescadores e comunidade da Ilha de Santa Catarina, através da Pesquisa do livro: "As Benzeduras de Maria Olimpia", livro de Ana Lucia Coutinho, diretora do Museu Nacional do Mar.
A esquete "A Mulher Rendeira" é uma cena do imaginário açoriano, uma rendeira, interpretada por Rosane Bonaparte, com sua fé, sua estória de vida, sendo ela uma mulher de pescador. O público tem a oportunidade de conhecer o que é o trabalho da rendeira de bilro.
A esquete "A Gaivota" é uma homenagem ao artista plástico Conny Baumgart que dá vida a diversas embarcações do Museu com suas esculturas em forma das mais variadas aves marinhas, inclusive a Gaivota. A cena interpretada por Renata Vareschi é inspirada no livro "Fernão Capelo e Gaivota" de Richard Bach e as poesias declamadas são: "Tua Luz e Gaivota" da poetisa Lucimar Luciano.
Na sala das Jangadas, Rosane Bonaparte dá vida ao "Jangadeiro".
 
 
 
 
 
 
Esquete teatral realizada pela atriz Rosane Bonaparte sobre "A Lenda do Boto Cor de Rosa" na sala Amazônia do Museu.








Na sala do Rio São Francisco, Renata Vareschi dá vida a sereia do Opara "Rio-Mar", como era chamado pelos indígenas. Nessa esquete são contadas "As Lendas da Mãe D´Água e Caboclo D´Água".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A esquete "O Português" interpretada por Renata Vareschi é uma adaptação de texto do livro: "Os portugueses no Mar" de A. M. Braz da Silva.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apoio Cultural: Arcelor Mittal www.arcelormittal.com/br/vega/

Nenhum comentário:

Postar um comentário